Solar Impulse: o avião movido à energia solar


Pode até parecer coisa de filmes futuristas, mas nós garantimos que é mais do que real. O projeto Solar Impulse foi o responsável por colocar um avião para voar usando como combustível a energia solar. Sim, tudo deu certo! E essa foi uma das experiências mais ousadas envolvendo a energia proveniente do sol. Quer conhecer mais sobre o projeto Solar Impulse e Solar Impulse 2? Vamos falar mais sobre eles nesse post. Acompanhe!

O Solar Impulse é o primeiro avião projetado para voar dia e noite sem emissões poluentes, demonstrando o grande potencial proveniente da energia renovável. O projeto suíço tinha vários objetivos, sendo que o principal deles era conseguir um feito inédito – dar a volta no planeta Terra sem usar combustível. E não é que o projeto Solar Impulse e Solar Impulse 2 conseguiram atingir esse ousado objetivo.

O avião movido à energia solar deu a volta no planeta e ainda quebrou 19 recordes de aviação. Um dos recordes mais incríveis do projeto Solar Impulse foi realizar um voo de cinco dias e cinco noites cruzando o oeste do oceano Pacífico. Foi o mais longo voo solo (em duração) já realizado na história por qualquer tipo de avião. Em todos esses feitos havia outro objetivo em questão: provar que vivemos o momento ideal para investir em energia solar e em outras tecnologias limpas.

Por enquanto o Solar Impulse só é capaz de levar uma pessoa, portanto, ainda não estamos próximos de um futuro onde será possível embarcar em aeronaves que voam utilizando energia solar como combustível. Mas, já é um grande passo! Tanto é que a equipe de suíços por trás do primeiro projeto reinventou a primeira versão do avião, usando tecnologias mais avançadas, e batizou a nova aeronave de Solar Impulse 2, que decolou em março de 2015, movida unicamente por energia solar.

O Solar Impulse 2 tem como característica permanecer no ar por tempo indeterminado, sendo que outras mudanças em relação ao primeiro avião são referentes a eficiência e autonomia. Outra alteração se deu em relação ao número de células solares localizadas nas asas e no teto do avião, que aumentaram de 12 mil para quase 18 mil. Essas células solares alimentam quatro motores elétricos, cada um com 17,5 cavalos. Além disso, a envergadura do avião passou de 63,4 metros para 72 metros, e a fuselagem de fibra de carbono ficou mais leve. O peso total do Solar Impulse 2 não passa de 2,5 toneladas.

Em Julho deste ano (2016) o Solar Impulse 2 completou sua volta ao mundo, aterrissando no aeroporto internacional de Abu Dhabi, o mesmo ponto de onde partiu em março do ano passado. O Solar Impulse 2 completou 42.000 quilômetros em 17 voos, para os quais foram preciso sobrevoar mais de 500 horas o mar de Arábia, Índia, Mianmar, China, os oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos, o sul da Europa e o norte da África.

O projeto Solar Impulse e Solar Impulse 2 realmente demonstram o grandioso potencial da energia solar.

FONTE: portalsolar